Número de registro
62
Denominação
Cadeira de Sola
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
couro lavrado | madeira | marcenaria | metal
Palavras-chave
brasil | minas gerais | mobiliário | século xix | século xviii
Fotógrafo
Acervo MDO
Data da fotografia
2019
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Marcas/Inscrições
“Vila Real de N. S. Da Conceição Do Sabará”
Dimensões
Altura (cm): 134,0 Largura (cm): 57,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 58,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Cadeira de espaldar alto, reclinado, com recortes curvos superior e inferior; revestimento em couro decorado com o brasão das Armas de Portugal, com inscrição circundante, coroado e delimitado por frisos curvos, volutas, guirlandas de flores e acantos sinuosos, com dois putos inferiores a maneira de atlantes; contorno em friso de lingüeta, com palmeta superior; tacheado miúdo na frente e laterais; com arremate de pináculos nas quinas; assento de formato trapezoidal, mas de desenho curvo, revestido por couro, com decoração em volutas, acantos sinuosos, conchas e palmetas, guirlanda de flores e dois leões alados; contorno em friso de lingüeta, com a borda moldurada; pernas dianteiras com joelhos de saída, contornadas por frisos; pernas traseiras recurvadas e cilíndricas; amarração em “H” sinuoso, com travessas emolduradas; a traseira cilíndrica; pés cônicos, torneados.
Características estilísticas
Cadeira dita de Sola, fazendo parte de conjunto que pertenceu à antiga Câmara e Cadeia da Vila de Sabará, no período colonial; de fatura esmerada, com desenho elegante, de espaldar alto, assento curvo, pernas com joelho e amarração em “H”, toda revestida em couro lavrado, com decoração esmerada, ao gosto barroco D. João V, com acantos, conchas, palmetas, Armas da Coroa portuguesa, figuras de atlantes e leões alados.
Características iconográficas/ornamentais
Armas da Coroa portuguesa, atlantes, leões alados e decoração típica do estilo D. João V, com acantos, conchas, palmetas, acantos sinuosos e lingüetas; tacheado miúdo e pináculos.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 18-01-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 19-03-1990; Ficha Topográfica 1991-1997. CANTI, Tilde. O móvel no Brasil. Origem, evolução e características. Rio de Janeiro, Editora Agir/Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo, 1999.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/