Número de registro
427
Denominação
Escultura Religiosa
Título
São Domingos de Gusmão
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Acervo Museu do Ouro
Data da fotografia
2020
Esfera de proteção legal
Federal
Dimensões
Altura (cm): 47 ,0 Largura (cm): 23,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 17,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Figura masculina, meia-idade, de pé, em posição frontal; cabeça erguida, com olhos direcionados a frente; com tonsura monacal rodeada por mechas sinuosas de cabelos; braço direito erguido, sem a mão, braço esquerdo flexionado para o lado, mão segurando um livro fechado de capa vermelha, que é comprimido contra o corpo – o livro tem a meia-cana e os fechos dourados; perna esquerda flexionada e a direita reta; pés em ângulo; Vestido com hábito branco cingido, com escapulário, com a padronagem em motivos fitomorfos e florais, frisos, confetes e punções em dourado, e uma coroa no escapulário; capa e capuz pretos, com folhas de acantos, frisos e punções em dourado; sapatos pretos com confetes dourados. Base elíptica vermelha, com quatro bicos, com friso meia-cana invertida ao meio e friso dourado na borda superior.
Características estilísticas
Imagem de provável origem mineira, datável de meados do século XVIII, de boa fatura, com a composição bem proporcional, movimento contido, com panejamento em dobras de caimento reto; rosto inexpressivo, de olhos pintados, nariz fino, boca de lábios apertados e pouco recortados; cabelos em mechas grossas; o estofamento, bem elaborado, em acantos e folhagens grandes imitando adamascado, é ao gosto do barroco. Do mesmo autor da Santa Catarina de Siena (no 641).
Características iconográficas/ornamentais
São Domingos de Gusmão é o fundador da Ordem de São Domingos ou dos Dominicanos, como é mais conhecida. Espanhol de origem, nasceu em 1170 e morreu em 1221. Pregou contra os hereges Albigenses e depois obteve autorização do Papa para fundar a Ordem que lhe viria a dar fama. Iconograficamente, é representado com o hábito preto e branco de sua Ordem. Como atributos como ter uma estrela brilhante sobre o fronte ou a companhia de um cachorro levando um a tocha acessa. Como introdutor da devoção do Rosário, São Domingos é geralmente visto na cena em que recebe de Nossa Senhora o rosário. Nessa imagem, o santo traz apenas o livro, atributo comum aos fundadores de ordens religiosas.
Dados históricos
Não foram encontrados dados específicos sobre o objeto. A matriz de Nossa Senhora da Conceição de Sabará está entre as mais antigas de Minas Gerais, sendo sua datável do início do século XVIII. O seu interior apresenta decoração que se insere nos três principais estilos artísticos vigentes na capitânia: o Nacional Português (1700-1730); o joanino (1730-1760) e o rococó-neoclássico (1760 – 1o quartel do XIX).
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração 20-09-1990; Ficha Topográfica 1996-1997; 2 fotos P&B nº 190 e 191. ROIG, Juan Ferrando. Iconografia de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950. TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão – Editores, 1990.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/