Número de registro
488
Denominação
Açucareiro
Classificação
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Acervo MDO
Data da fotografia
2022
Esfera de proteção legal
Federal
Marcas/Inscrições
“L” coroado entre dois pontos “AFXC”
Dimensões
Altura (cm): 18,5 Largura (cm): 18,2 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 12,5 Diâmetro (cm): Peso (g): 860,0 Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Açucareiro com o pé elíptico, com friso de acantos ao meio; bojo elíptico com quatro cartelas de recortes curvos, preenchida por relevo de acantos e flores com fundo de confetes; terço superior com friso de flores e folhas, com fundo em confetes; borda revirada, recortada, com friso de acantos, flores e concheados; tampa campanulada, com friso de acanto e flores e fundo de confetes ao meio; pega em pinha; alças laterais curvas, decoradas por acantos com retângulo de flor ao meio e flores, acantos e frisos na sua base.
Características estilísticas
Açucareiro que faz parte de conjunto de chá, composto por cinco peças, datável de meados do século XIX, de fatura esmerada, com decoração em acantos, flores, cartelas, e motivos zoomorfos, copiando motivos setecentistas; peça originária de Lisboa, de onde são as marcas encontradas.
Características iconográficas/ornamentais
Acantos, flores, folhagens, concheados, cartelas curvas, pinha e confetes.
Dados históricos
AFXC – marca de ourives de Lisboa, de meados do século XIX. L coroado, ladeado por dois pontos – marca da prata de contraste de Lisboa, da 1ª metade do século XIX – variante de marcas utilizadas na 2ª metade do século XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 27-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração 08-11-1990; Ficha Topográfica 1991-1997; 1 foto P&B nos 279; VIDAL, Manoel Gonçalves. Marcas de contrastes e ourives portugueses. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1974, vol. 1.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/