Número de registro
133
Denominação
Arcás
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
brasil | minas gerais | mobiliário | século xix | século xviii
Fotógrafo
André Brasil
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 122,0 Largura (cm): 94,0 Comprimento (cm): 200,0 Profundidade (cm): Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Arcás retangular, de base emoldurada e frisada; frente com seis gavetas, dispostas em duas colunas, sendo três gavetas compridas no lado direito e três gavetas estreitas do esquerdo; elas possuem almofadas altas, com losangulo ao centro e pontas de diamante nas quinas; puxadores elípticos com torneados; fechaduras com espelhos losangulares em recortes e vazados rendilhados; as gavetas compridas têm almofadas e ferragem aos pares; gavetas separadas por molduras meia-cana; laterais em três grandes almofadas, de desenho igual às anteriores, dispostas verticalmente; tampo de borda emoldurada e frisada.
Características estilísticas
arcás de porte elegante, de linhas retas, com gavetas em molduras altas e emolduras, realçadas pelo desenho elegante da ferragem, em recortes de gosto barroco; datável de meados do século XVIII, de origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Almofadas, losangulos, pontas de diamante, rendilhados, torneados e molduras.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre a peça. A igreja de Santa Rita foi erguida em meados do século XVIII, e situava-se no centro da cidade (atual praça Santa Rita). Foi demolida na década de 30 do século XX, estando o edifício bastante arruinado.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 20-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 25-09-1990; Ficha Topográfica 1991-1997.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/