Número de registro
81
Denominação
Armário guarda-louças
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Palavras-chave
brasil | minas gerais | mobiliário | século xix | século xviii
Fotógrafo
André Brasil
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 246,0 Largura (cm): 10,09 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 43,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Armário retangular, estreito, com recorte inferior curvo; registro inferior com tampa articulada para baixo, fechada por duas tramelas; parte superior com porta de duas bandas, em almofadas rasas, reentrantes, com o fundo marmorizado; fechadura de espelho oval, de recortes curvos; arremate superior em cimalha larga, marmorizada em branco e vermelho; laterais lisas, marmorizadas em vermelho e branco, com resquício de pintura ornamental ao meio; recortes em semi-círculo apontado formam os pés. Faces internas da porta em pinturas figurativas: da banda esquerda, uma figura de mulher jovem, em frontal, de rosto inclinado, olhos abaixados; cabelos negros, compridos, envolvidos por um laço vermelho com flores; traz nas mãos um pequeno cesto com frutos; traja um vestido branco, comprido, decorado em motivos florais, com o decote acentuado, mangas dobradas até os cotovelos, rendilhados no peito e na barra; cingido por uma faixa vermelha; ao redor do pescoço, um colar de flores; calçada com sapatos pretos; encontra-se de pé sobre uma base emoldurada e é envolvida superiormente por um arqueado em concheados e flores, com o céu e nuvens ao fundo; Na borda direita, a figura de um homem, em posição frontal, com rosto erguido e olhar reto, cabelos preto; traz às mãos um cesto com rosas vermelhas; pernas retas e pés em ângulo; vestido com uma casaca branca, com babados na gola, e calção ocre; calçado com bota preta, de cano alto; encontra-se de pé sobre uma base emoldurada e é envolvido superiormente por um arqueado em concheados e flores, com o céu e nuvens ao fundo; Interior do armário dividido em cinco compartimentos, separados por quatro prateleiras,; a superior estreita; laterais, fundo e forro, com pintura de buquê de flores e ramos.
Características estilísticas
Armário guarda-louças, de desenho reto, mas com curvas inferiores, com interior profusamente decorado em deliciosa pintura de gosto rococó, retratando figuras humanas, trajadas à maneira de criados portugueses, portando cestos com flores e frutos; datável do último quartel do século XVIII, de origem mineira. (1)
Características iconográficas/ornamentais
Molduras, frisos, recortes curvos; espelho com concheados, cês, esses, flores e palmetas; pintura com figuras de um homem e de uma jovem mulher, trajados como criados, levando cestos com flores e frutos; buquês de flores e ramos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. Quanto à capelinha do Senhor Bom Jesus do Alto da Cruz, de onde se supõe proceder o móvel, foi erguida no século XIX, sob as custas de Teotônio Rodrigues Dourado, um abastado comerciante português. (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-01-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 06-04-1990; Ficha Topográfica 1991-1996. 1 foto P&B no 272. (1) CANTI, Tilde. O móvel no Brasil. Origem, evolução e características. Rio de Janeiro, Editora Agir/Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo, 1999. (2) ÁVILA, Affonso. Iigrejas e Capelas de Sabará. In: Revista Barroco 8. Belo Horizonte, UFMG, 1976, p. 46.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/