Número de registro
486
Denominação
Bule
Classificação
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Acervo MDO
Data da fotografia
2022
Esfera de proteção legal
Federal
Marcas/Inscrições
“L” coroado entre dois pontos “AFXC”
Dimensões
Altura (cm): 22,0 Largura (cm): 29,5 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 13,5 Diâmetro (cm): Peso (g): 1070,0 Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Bule de pé elíptico, com centro revestido por friso de acantos; bojo periforme, com quatro cartelas curvas, com relevo de acantos, com as pontas terminadas em flores com fundo em confetes; terço superior com friso em folhas e flores, com fundo de confetes; borda revirada, recortada, com friso de acantos, flores e concheados; tampa elíptica, campanulada, com friso de acantos e flores ao meio, e arremate em pinha (pega); do centro do bojo eleva-se um bico, de parte inferior mais cheia e escamada, terminada em uma cabeça de animal fantástico, com bico de acanto, que aparece também sobre a cabeça e o pescoço; Alça em madeira escura, em forma de cê, decorada em acantos e caneluras, com volutas e acantos junto à base, em prata.
Características estilísticas
Bule que faz parte de conjunto de chá, composto por cinco peças, datável de meados do século XIX, de fatura esmerada, com decoração em acantos, flores, cartelas, e motivos zoomorfos, copiando motivos setecentistas; peça originária de Lisboa, de onde são as marcas encontradas.
Características iconográficas/ornamentais
Acantos, flores, folhagens, concheados, cartelas curvas, pinha, confetes, caneluras, cabeça de animal fantástico, em forma de serpente com bico de pato e dentes.
Dados históricos
AFXC – marca de ourives de Lisboa, de meados do século XIX. L coroado, ladeado por dois pontos – marca da prata de contraste de Lisboa, da 1ª metade do século XIX – variante de marcas utilizadas na 2ª metade do século XVIII.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 27-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração 08-11-1990; Ficha Topográfica 1991-1997; 2 fotos P&B nos 275 e 276; VIDAL, Manoel Gonçalves. Marcas de contrastes e ourives portugueses. Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1974, vol. 1.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/