Número de registro
534
Denominação
Caixa de Santos Óleos
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
brasil | minas gerais | ourivesaria | religião | século xviii
Fotógrafo
André Brasil
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Marcas/Inscrições
“P” e “C”
Dimensões
Altura (cm):11,0 Largura (cm):5,0 Comprimento (cm):11,5 Profundidade (cm): Diâmetro (cm): Peso (g): 365,0 Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Caixa elíptica, com centro gravado em motivos fitomorfos com flores; borda frisada; tampa abaulada, gravada em motivos fitomorfos, com flores-de-lis e cartela oval de interior liso; com pequena pega torneada ao alto. Interior com um tampo superior, dividido em três compartimentos circulares, onde se encaixam dois frascos dos santos óleos. Ambos de formato cilíndrico, com friso inferior, terminado em um gargalo duplamente frisado, com tampa de borda estriada; marcados, um, com inscrição superior “P” e o outro, com “C”.
Características estilísticas
Peça em prata, datável do século XVIII, com decoração barroca, em acantos e flores; não apresenta marcas, o que faz supor se tratar de uma peça mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Acantos, flores, torneados, cartela e frisos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. Caixa para os santos óleos é o recipiente usado para guardar os três distintos óleos do Batismo, do Crisma e do Sacramento dos Enfermos. Em número de três, costumam trazer inscrições indicativas de cada conteúdo: OS – Oleum Sanctum ou Óleo dos Catecúmenos; SC – Sanctum Chrisma; e OI – Oleum Infirmorum. Nos frascos dessa caixa as inscrições “C” e “P”
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 27-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração 12-11-1990; Ficha Topográfica 1991-1997. DAMASCENO, Sueli. Glossário de Bens Móveis (igrejas mineiras). Ouro Preto, UFOP/Instituto de Artes e Cultura, 1987.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/