Número de registro
372
Denominação
Cerâmica
Título
Terrina
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
brasil | minas gerais | oriente | século xviii | utensílio doméstico
Fotógrafo
André Brasil
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Dimensões
Altura (cm): 20,0 Largura (cm): 25,5 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 17,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Terrina com decoração azul, de forma elíptica e bojuda, com pé decorado com friso de elementos curvos seqüenciados; centro em motivos com flores variadas; duas alças em “cê”, rajadas de azul; tampa abaulada, contornada por friso de flores, elementos curvos, confetes e folhagens, junto à borda; centro em motivos florais; arrematada por uma pega em forma de fruta verde com três folhas azuis.
Características estilísticas
Porcelana de origem chinesa, denominada “louça de Macau”, por ter sido deste porto oriental de onde partiam essas peças para o Ocidente, a partir de princípios do século XVIII; possuem como características básicas a sua policromia em azul-branco e a decoração em motivos orientais, aqui substituídos por flores. Também conhecidas genericamente por “porcelana da Companhia das Índias”.
Características iconográficas/ornamentais
Motivos florais, fruta, folhas, frisos e elementos curvos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 25-10-1975; Ficha de Conservação e Restauração 18-10-1990; Ficha Topográfica 1991-1997. MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alii. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Rio de Janeiro. Ed. Nova Fronteira, 1999.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/