Número de registro
474
Denominação
Oratório
Título
Oratório das Virgens Mártires
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
dourada | entalhe | madeira | marcenaria | pedra talco esculpida | pintura | policromada
Palavras-chave
minas gerais | mobiliário | religião | rococó | século xviii
Fotógrafo
André Brasil
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Dimensões
Altura (cm): 91,0 Largura (cm): 49,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 25,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Oratório retangular vertical, de base em moldura meia-cana invertida marmorizada; laterais lisas em marmorizado azul; frente com porta de duas folhas, com a parte superior arqueada, em par de almofadas (cada uma), com retângulo saliente ao meio, marmorizado de azul; fundo em rebaixo branco; montantes em marmorizado azul e batente moldurado; folha da direita com fechadura e chave de espelho retangular apontado nas pontas; parte superior em cimalha moldurada, marmorizada em azul com frisos dourados; arremate em palmeta rocalha, dourada, com lingüeta central que se espraia para a cimalha; partes internas da porta circundada por relevo dourado de flores e ramos sinuosos; centro com pintura figurativa: na folha esquerda, a figura de Santa Bárbara, a meio corpo, em posição frontal, cabeça com tiara e envolvida por auréola; braços cruzados, mãos segurando cálice com véu e palma; coberta por um manto real vermelho; parte inferior do corpo terminada em nuvens, cartela de concheados, flores e ramos, em tons vermelho, azul e verde; fundo branco com nuvens e céu ao alto; na folha direita, a figura de Santa Luzia, a meio corpo, em posição frontal, cabeça com coroa de rosas e envolvida por auréola; mão esquerda segurando uma palma e na direita o prato com par de olhos; veste túnica vermelha e manto real ocre e azul; restante da composição repete a da folha esquerda; Interior contornado por moldura em angras douradas, com vazados e curvas; arremate superior em três cês com acanto; moldura irregular nos cantos, com centro metalizado; fundo com pintura em motivos florais com ramos e folhas douradas sobre um azul com confete brancos, que se repete nas laterais; inferiormente possui dois consoles, de cinco faces, marmorizado em azul, com moldura superior e coruchéu inferior dourados; o da esquerda serve de sustento à figura de São Manuel *, de pé sobre base quadrada, em posição frontal, de mãos postas; vestido com perizônio curto, com laço esquerdo e contorno dourado; com estrias vermelhas imitando sangue saindo dos ouvidos e dos mamilos; o da direita sustenta a figura de Nossa Senhora da Conceição *, em posição frontal, de mãos postas, vestida de túnica, manto e véu, com detalhes dourados nas bordas, de pé sobre base atributiva em globo e nuvens, com três cabeças de anjos. Possui uma vidraça interna. (*) São Manoel e Nossa Senhora da Conceição têm fichas separadas – 688 e 689, respectivamente.
Características estilísticas
Belo exemplar de oratório mineiro, datável de fins do século XVIII, de gosto rococó, com decoração típica do estilo, em palmeta, angras e cês dourados; pintura decorativa e figurativa, de execução erudita, em desenho delicado e cores vivas, também ao gosto rococó; imagens esculpidas em pedra talco, de boa execução, delicadas, com tratamento anatômico proporcionado.
Características iconográficas/ornamentais
Representações tradicionais de Santa Bárbara com a palma do martírio e o cálice com véu que simboliza a garantia de uma boa morte (com sacramentos) para aqueles que pedem intervenção da santa; de Santa Luzia, com a palma do martírio e o pratinho com os olhos; de São Manuel, cristão persa martirizado no século IV, cuja condenação foi ter um cravo espetado em cada lado do peito e outro atravessado na cabeça, de ouvido a ouvido, como geralmente é representado (aqui só restou o sangue); e Nossa Senhora da Conceição, com as mãos postas junto ao peito, de pé sobre o globo terrestre com nuvens e três cabeças de anjos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral 27-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 07-11-1990; Ficha Topográfica 1991-1996. 2 fotos P&B nos 202 e 224.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/