Número de registro
476
Denominação
Oratório
Título
Oratório com Divino
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
barroco | minas gerais | mobiliário | religião | século xviii
Fotógrafo
André Brasil
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Dimensões
Altura (cm): 56,5 Largura (cm): 33,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 28,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Oratório retangular vertical, de base vermelha, emoldurada e frisada, com as quinas ressaltadas; frente com as quinas enquadradas por colunas douradas, fuste emoldurado, com plintos superiores em volutas, acantos e pingentes de flores; laterais com arrecadas curvas, com pingentes de folhas; capitel emoldurado; arremate superior em dossel dourado, com parte interna em concha, com acantos e volutas nas laterais; cúpula semi-esférica, de gomos, encimada por um penacho de acantos com perolado inferior; parte posterior em arco, pintado de vermelho, com contorno em azul; Laterais do oratório de faces reentrantes, emolduradas, com pinturas de motivos fitomorfos; centro com pinturas em motivos orientais apresentando figuras humanas, pássaros, templos chineses e árvores. Frente fechada por vidraça, decorada em motivos de festões de flores, guilhochês e compoteira; registro inferior com pequeno visor em vidro, centrado por socos emoldurados e dourados. Parte interna com as laterais e fundo decorados por relevo de acantos sinuosos, dourados, centrados por molduras douradas com fundo em vermelho; forro superior com raionado dourado. Presa ao alto, a Pomba do Divino, de asas abertas e pés recolhidos; tem as penas douradas e o bico e os pés em vermelho. Proprietário anterior: Dona Ana Rosa Furtado, moradora no Horto, em Belo Horizonte, à rua Begonia, 788. Intermediário Isaac Babsk, de Ouro Preto, descendente do Barão de Cocais (José Feliciano Pinto Coelho da Cunha) – Ficha Cadastral.
Características estilísticas
Oratório de gosto D. João V, datável da 1ª metade do século XVIII, com decoração típica da época, com volutas e acantos profusos, concha, dossel joanino com cúpula e penacho; pintura figurativa ingênua, de gosto orientalizante, as conhecidas chinesises, com figuras de dançarinos, pássaros e pagodes chineses.
Características iconográficas/ornamentais
Volutas, acantos, arrecadas, plintos, motivos fitomorfos e florais, dossel joanino, penacho com perolado, concha, molduras e frisos; pintura em motivos orientais com casal de dançarinos, homem fumando cachimbo, pássaros, templos chineses e árvores; No geral, a pomba é o símbolo do Divino Espírito Santo; assim aparece na Anunciação, na Árvore de Jessé, no Batismo de Jesus, no Pentecostes e em algumas vidas de santos. A origem dessa representação deve ser buscada nas passagens dos evangelistas Marcos (1, 9-11) e João (1, 32): “logo que saiu da água (Jesus), viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele”.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 27-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de12-02-1990; Ficha Topográfica 1991-1197. PASTOUREAU, Michel. La Biblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/