Número de registro
480
Denominação
Relevo Religioso
Título
Menino Jesus
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Acervo MDO
Data da fotografia
2022
Esfera de proteção legal
Federal
Dimensões
Altura (cm): 36,0 Largura (cm): 24,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 6,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Tarja elíptica, em moldura meia-cana, revestida por acantos, em sua metade inferior, e por guirlanda de flores, na inferior; ao meio e inferiormente, arremate em fitas com acantos e flores; e na parte superior, uma trama com esses envolutados, acantos e vazados. Imagem do Menino Jesus, em relevo, de posição frontal, cabeça levemente inclinada à direita, com olhos retos; cabelos dourados, em mechas sinuosas; braço direito flexionado lateralmente, com a mão de abençoar; braço esquerdo estendido lateralmente, com mão sobre um globo terrestre; pernas flexionadas e cruzadas; vestido com um curto manto vermelho, que cobre seu sexo e enrola-se no braço esquerdo; tufos de nuvens azuis com volutas servem-lhe de base; está envolvido por um raionado dourado.
Características estilísticas
Escultura interessante, de boa fatura, com naturalismo no tratamento anatômico, com detalhamentos no rosto, mãos e pés, apesar do tamanho reduzido; datável da 1ª metade do século XVIII, com decoração ao gosto do barroco, com volutas e acantos; de provável origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
As representações em separado do Menino Jesus (não no colo da Virgem Maria, como é usual) são apreciadas a partir da Idade Média. Nelas, ele brinca com um pássaro ou segura um cacho de uvas. As representações do Menino acompanhado do globo terrestre (o Menino Deus, como são denominadas), já antes usual, só ganha grande popularidade no século XVI, difundidas especialmente na Itália e na Espanha. Nelas, o Menino aparece geralmente nu, de pé, tendo a mão direita de abençoar e a outra levando o globo terrestre.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 27-03-1975; 2 Fichas de Conservação e Restauração de 12-02-1990; 2 Fichas Topográfica 1991-1992. HENZ-MOHR, Gerd. Dicionário dos símbolos. São Paulo, Paulus, 1994.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/