Número de registro
110
Denominação
Leito de Dossel
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
brasil | minas gerais | mobiliário | século xix | século xviii
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 240,0 Largura (cm): 164,0 Comprimento (cm): 227,0 Profundidade (cm): Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Leito retangular, de pernas retas, torneadas em discos e bolachas, com pés em bolacha; varais retos e lisos, as bordas frisadas, fixados por parafusos de cabeças cúbicas com recorte em flor; estrados em madeira lisa, apoiados sobre três traves longitudinais; Cabeceira em colunas retas, torneadas em bolachas, discos e frisos, com nó periforme ao meio; centro em dois gradis, separados por travessa emoldurada, com grades torneadas, intercaladas por pináculos em forma de bilros; arremate superior em recortes curvos, com centro decorado em relevo de seqüência de losangulos com flores por baixo e cartelas ovais, envolvidas por cês, acantos, volutas e flores, ao alto; Peseira com gradil semelhante ao da cabeceira, também com travessa emoldurada e colunas nas quinas; Tanto uma quanto a outra tem suas colunas continuadas por outras colunas, que ali se encaixam, também torneadas, com grande bolacha inferior , seguido de nós e discos; ponta afinada, terminada em um espeto de ferro, onde se encaixam os varais (4) que sustentam o dossel.
Características estilísticas
Leito de origem mineira, de composição esmerada, datável da 1ª metade do século XVIII, mas certamente inspirado em modelos seiscentistas com influência moçárabe, com torneado em discos, bolachas, nós diversos e gradil decorado à maneira de bilros; decoração profusa, em motivos barrocos, com acantos, volutas e cartelas; certamente de origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Torneados diversos, acantos, cartelas, volutas, recortes curvos, frisos e flores.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 02-02-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 20-09-1990; Ficha Topográfica 1991-1996. 3 fotos P&B nos 253, 256 e 257. CANTI, Tilde. O móvel no Brasil. Origem, evolução e características. Rio de Janeiro, Editora Agir/Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo, 1999.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/