Número de registro
111
Denominação
Armário
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
madeira | marcenaria | metal
Palavras-chave
brasil | minas gerais | mobiliário | século xix | século xviii
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 220,0 Largura (cm): 128,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 47,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Armário retangular, com a parte superior arrematada por cimalha larga, emoldurada, com ressaltos nas quinas, arrematadas por arrecadas de recorte curvo, que descem pelas quinas, inclusive das laterais; frente com porta de duas folhas, cada uma com três almofadas emolduradas e salientes, com o entorno chanfrado; com fechadura de espelho losangular. A parte inferior em recortes curvos, formando desenho de volutas e bifólios; laterais lisas, terminadas inferiormente em recortes de semi-círculo apontado, formando os pés. Interior dividido em cinco compartimentos por quatro prateleiras. A cimalha da frente é removível, formando um compartimento secreto.
Características estilísticas
Armário datável de fins do século XVIII ou início do XIX, de desenho retilíneo, com recortes curvos e decoração de inspiração rococó; de origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Denticulados, molduras, frisos, recortes curvos e arrecadas.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 02-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 20-09-1990; Ficha Topográfica 1991-1996. CANTI, Tilde. O móvel no Brasil. Origem, evolução e características. Rio de Janeiro, Editora Agir/Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo, 1999.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/