Número de registro
455
Denominação
Baú cofre
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Marcas/Inscrições
Armas do Império Português
Dimensões
Altura (cm): 20,5 Largura (cm): 31,5 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 17,5 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Baú pequeno, retangular, com a tampa abaulada, todo pintado de vermelho, com flores douradas; Ferragem composta por duas dobradiças de hastes compridas presas na parte traseira e superfície da tampa, com recortes curvos nas extremidades e pintura em motivos fitomorfos dourados; uma fechadura de três chaves, com espelho retangular, de recortes curvos; pintura em motivos fitomorfos dourados; com lingüeta de recortes geométricos, fixada por uma haste presa na superfície da tampa; Interior com pintura de arabescos, em tons escuros sobre um fundo ocre; na tampa mais arabescos brancos, com pássaros e acantos, centrando as Armas do Império Português.
Características estilísticas
Baú cofre de três chaves, em pequenas dimensões, de origem certamente mineira, datável do século XVIII, 1ª metade, com policromia imitando a laca chinesa, com arabescos, flores e pássaros em tons dourado e branco sobre fundo vermelho.
Características iconográficas/ornamentais
Armas do Império Português com o brasão coroado onde se inscreve os sete castelos e as cinco quinas. Flores, pássaros, arabescos de acantos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobe o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração 05-11-1990; Ficha Topográfica 1997. CANTI, Tilde. O móvel no Brasil. Origem, evolução e características. Rio de Janeiro, Editora Agir/Lisboa, Fundação Ricardo do Espírito Santo, 1999.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/