Número de registro
78
Denominação
Catre
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Palavras-chave
brasil | minas gerais | mobiliário | século xix | século xviii
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 156,5 Largura (cm): 106,0 Comprimento (cm): 201,0 Profundidade (cm): Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Catre de cabeceira recortada em curvas e contra-curvas, com contorno ressaltado em cês, esses e angras com volutas, e arremate inferior em concheado. Centro com pintura em azul e cena representando a figura de um anjo adulto, de barba, com as asas abertas, deitado sobre um travesseiro vermelho, sobre as nuvens; cercadura da cena em ramos com flores e fundo em confetes brancos. Laterais da cabeceira em colunas torneadas arrematadas por carrapetas e a parte inferior vazada em gradil com cinco grades torneadas. Pé em gradil de traves retas e lisas,e cinco grades torneadas, com as laterais em colunas iguais às da cabeceira, porém mais baixas. Pernas grossas, torneadas. Leito forrado em couro cru.
Características estilísticas
Catre de porte elegante, em jacarandá, com estrutura em elementos torneados, e a cabeceira apresentando pintura figurativa e entalhe sinuoso com elementos de gosto rococó, como cês, angras, esses e volutas. De origem certamente mineira.
Características iconográficas/ornamentais
Ornamentos: torneados, cês, angras, esses e volutas. Iconografia: figura de um anjo adulto, de barba, dormindo sobre um travesseiro vermelho, entre as nuvens; trata-se certamente de uma cena inspirada na mitologia grego-romana e bem em sintonia com o arcadismo da poesia da época.
Dados históricos
Não foram localizadas informações históricas específicas sobre a peça.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 29-01-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 05-04-1990; Ficha Topográfica de 23-04-1991, agosto de 1996 e junho de 1997. Uma foto P&B no 266.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/