Número de registro
429
Denominação
Escultura Religiosa
Título
Santa Teresa de Ávila
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 61,0 Largura (cm): 34,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 23,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Figura feminina, meia-idade, de pé, em posição frontal, cabeça erguida à esquerda, olhos abaixados; braços flexionados a frente; mão direita de segurar (uma pena de prata*) e a mão esquerda espalmada (sustentava um livro aberto); perna direita reta e a esquerda flexionada; pés em ângulo; Vestida com hábito marrom cingido por correia preta, com padronagem em esgrafito e flores douradas; capa longa dourada; escapulário preto, com padronagem em motivos fitomorfos dourados; coifa marrom terminada em mantelete; véu marrom de bico; calçada com sapatos pretos; Base quadrada, de quinas chanfradas.
Características estilísticas
Imagem de origem mineira, datável do século XVIII, de boa fatura, em composição atarracada, com panejamento contido em caimentos retos, rosto arredondado em recortes angulares, mãos com dedos afinados; policromia típica da 1ª metade do século.
Características iconográficas/ornamentais
TERESA de Ávila ou de Jesus – Grande mística e Doutora da Igreja. Fundadora da Ordem Reformada das Carmelitas Descalças. Nasceu em Ávila em 1515. Foi uma ativista da reforma da sua Ordem e fundadora de conventos. As suas experiências místicas vêm narradas nas suas obras literárias que incluem também uma autobiografia. Morreu em Ávila, no Convento de São José, em 1582. Os seus atributos são um anjo trespassando com uma flecha ardente o seu coração, uma pomba inspiradora e também um livro e uma pena. Veste como abadessa carmelita. É comemorada pela Igreja em 15 de Outubro.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 28-06-1990; Ficha Topográfica 1991-1996; 3 foto-contatos em P&B. TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão Editora, 1990.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/