Número de registro
410
Denominação
Escultura Religiosa
Título
São Miguel
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 83,0 Largura (cm): 40,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 23,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Figura masculina, jovem, de pé, em posição frontal; cabeça ligeiramente inclinada à frente; olhos abaixados; cabelos em mechas grossas com as pontas em volutas; braço direito erguido, com a mão de segurar; braço esquerdo estendido para o lado, abaixado, com a mão no gesto típico de segurar a balança; pernas retas, com os pés quase em paralelo, estando o esquerdo com o calcanhar suspenso. Vestido com armadura de gola em “V”, com recortes semicirculares, dourados; ao centro relevo de flor quadripartida, rodeada por frisos dourados e botões esféricos; na barra, elemento fitomorfo; saiote de pregas sobrepostas, em verde com detalhes dourados, terminados em franjas vermelhos; calçado com botas de cano alto, verdes, com dobras vermelhas com firmal à altura dos joelhos; manto vermelho jogado para trás, enrolado no ombro direito; usa luvas verdes, com dobras douradas nos punhos; sobre a cabeça, um capacete com tapa-orelhas, arrematado por penacho, com decoração em volutas, frisos, botões esféricos, em verde com detalhes dourados; par de asas retas, alongadas, com desenho das penas em relevo. Base atributiva, com tufos de nuvens esverdeadas e a parte inferior retangular, emoldurada.
Características estilísticas
Imagem de provável origem mineira, datável do século XVIII ou XIX, de cunho bem popular, com rosto inexpressivo, composição sem movimento, com panejamento em pregas duras e confusas, principalmente na disposição do manto; asas bem retas; os cabelos, terminados em volutas, lembram as imagens de fins do século XVII e início do XVIII.
Características iconográficas/ornamentais
São Miguel tem seu culto muito difundido em Minas Gerais. Sua devoção, no período colonial, vinculou-se às irmandades para o resgate das Almas do Purgatório, daí o nome São Miguel e Almas, tão comum em Minas Gerais. A sua representação insere-se dentro de uma tradição hagiográfica que resulta na formula de mesclar duas cenas em uma só: a pesagem das almas e a peleja contra o demônio; na primeira, a pesagem das almas, S. Miguel traz uma balança, em cujos pratos pode se vê, às vezes, pequenas alminhas esculpidas; na outra cena, alusiva a uma passagem do Apocalipse (12: 7-8), é o São Miguel guerreiro, empunhando uma espada ou lança investida contra o demônio que aparece sob seus pés (aqui não tem), e que a imaginação dos artistas emprestou as mais fantasiosas feições.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 08-02-1990; Ficha Topográfica 1991-1998. JUSTINIANO, Fátima A. de S. Restauração de uma escultura policromada. São Miguel Arcanjo. Belo Horizonte, CECOR, 1990. MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petropólis/RJ, Vozes, 2002 PASTOREAU, Michel. La Biblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996. ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/