Número de registro
457
Denominação
Escultura Religiosa
Título
São Caetano
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Acervo Museu do Ouro
Data da fotografia
2020
Esfera de proteção legal
Federal
Marcas/Inscrições
Deus qui Be/ato Caetano/…tecor..Eu…/…toti… com ni/… foriro?/…tari fr…./…danoliis../…int…/.. Semper…oil/Siclere IX Jo?/…ta coelestiie/de liderari ? per/ Dominum Seor? Nostrum Iezu/ Cristum filli/tuo amem. (no livro aberto)
Dimensões
Altura (cm): 68,5 Largura (cm): 35,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 23,5 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Figura masculina, meia-idade, de pé, em posição frontal, cabeça inclinada à direita, com olhos abaixados; cabelos em estrias finas e sinuosas; bigode fino e barba semilonga, em estrias sinuosas; furo no queixo; braço direito flexionado para o lado, levemente suspenso, mão fechada, com dedo indicador (que falta) apontado; braço esquerdo flexionado a frente, mão segurando um livro aberto, de capa marrom, com inscrição em latim; perna direita dobrada e a esquerda reta, com os pés em ângulo. Vestido com sotaina preta com esgrafito e padronagem em dourado, barra com relevo de elementos fitomorfos dourados; sobrepeliz azul clara, de gola alta com pequena abertura e as mangas dobradas, com padronagem em motivos fitomorfos e esgrafitado; estola vermelha, com franjas, decorada em motivos fitomorfos dourados e cruzes; sobre a cabeça um barrete de quatro pontas, com três palas superiores e uma bola ao centro, preto com confetes dourados; calça sapatos pretos com fivela, esgrafitado em dourado. Base retangular, de quinas chanfradas, frente curva e borda emoldurada, pintada de vermelho.
Características estilísticas
Imagem de origem mineira, datável da 2ª metade do século XVIII, de boa execução, com rosto expressivo, de feições serenas, anguloso, com olhos de recortes amendoados, em vidro, nariz arredondado, a boca em lábios de recorte em bico; os ouvidos escavados; bigode e barba em estrias sinuosas; mãos com as costas nervuradas e os dedos roliços; corpo em postura sinuosa, típica do período, e o panejamento em movimento discreto; realçada pela boa policromia.
Características iconográficas/ornamentais
São Caetano foi o fundador da Congregação dos Clérigos Regulares, mais conhecidos como Teatinos. O santo se notabilizou pela promoção da vida apostólica e do culto divino. Por esse motivo o vemos representado sempre com a batina preta sobre a qual usa a sobrepeliz branca, a estola, e um barrete sobre a cabeça, demonstrando seu especial interesse pelos sagrados ritos da igreja. Em Minas Gerais existe uma matriz dedicada ao santo, em Monsenhor Horta, distrito de Mariana. É comemorado pela Igreja em 7 de Agosto.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. A igreja de Rosário do Sabará teve sua construção iniciada em princípios do século XVIII e se desenrolou durante todo aquele século e o princípio do XIX, ficando, no entanto, inconclusa.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 05-11-1990; Ficha Topográfica 1991-1997. 2 fotos P&b nos 235 e 236. CERINOTTI, Angela. Santos e Beatos de ontem e hoje. São Paulo, Editora Globo, 2004 TAVARES, Jorge C. Dicionário de Santos. Porto, Lello & Irmão – Editores, 1990; ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/