Número de registro
641
Denominação
Escultura Religiosa
Título
Santa Catarina de Siena
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Conjunto com nº
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 47,0 Largura (cm): 23,5 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 18,5 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Figura feminina, meia-idade, de pé, em posição frontal; cabeça inclinada à direita, olhos abaixados; braços flexionados a frente, sem as mãos; perna direita flexionada e a esquerda reta; pés em ângulo; Vestida com hábito e escapulário brancos, padronagem em motivos fitomorfos e florais dourados, com punções; cobrindo a cabeça uma coifa branca, de mesma padronagem, e véu preto; capa preta, que envolve a parte inferior do corpo, com padronagem em acantos e esgrafitos dourados; calça sapatos pretos com confetes dourados. Base elíptica vermelha, com quatro bicos, friso meia-cana invertida ao meio e friso dourado na borda superior.
Características estilísticas
Imagem de provável origem mineira, datável de meados do século XVIII, de boa fatura, com a composição bem proporcional, movimento contido, com panejamento em dobras de caimento reto; rosto inexpressivo, de olhos pintados, nariz fino, boca de lábios apertados e pouco recortados; o estofamento, bem elaborado, em acantos e folhagens grandes imitando adamascado, é ao gosto do barroco.
Características iconográficas/ornamentais
Imagem designada como Santa Catarina de Siena, santa dominicana que viveu no século XV (morreu em 1380, com 33 anos). Como atributos mais freqüentes pode ter uma coroa de espinhos ou rosas – a santa foi uma estigmatizada como São Francisco de Assis –, um crucifixo, um coração, um rosário na mão ou no cinto do hábito ou ainda um livro (a santa deixou vários escritos de cunho teológico, apesar de não saber ler e escrever). É comum vermos a santa ao lado de São Domingos na cena em que este recebe de Nossa Senhora o Rosário* (*)Como em uma bandeira pintada pertencente ao acervo do Museu.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 27-11-1989; Ficha de Conservação e Restauração 11-09-1990; Ficha Topográfica 1991-1996. CERINOTTI, Angela. Santos e Beatos de ontem e hoje. São Paulo, Globo, 2004 ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/