Número de registro
265
Denominação
Estojo de pesos
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
instrumento de precisão | minas gerais | século xix | século xviii
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Marcas/Inscrições
16 M – desenho de chave e arpão (?) cruzados. 8 M, 4 M e 2 M nos outros pesos
Dimensões
Altura (cm): 16,7 Largura (cm): 15,5 Comprimento (cm): Profundidade (cm): Diâmetro (cm): 12,5 Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Estojo com bojo de tronco cônico, circundado por frisos em zigue-zague e de escamas; tampa circular, presa posteriormente por uma dobradiça com a base terminada, junto ao bojo, em três cabeças de animal fantástico, unidas por folhagens; e, na tampa, por dois animais com a cabeça de cão (ou dragão) com cauda de peixe; fecho em formato de cavalo zoomorfo que se encaixa em um pino situado no bojo; e se prende, na tampa, em outro cavalo com corpo terminado em cauda de peixe; a tampa possui ainda uma alça curva, decorada em duas cabeças de peixe com motivos fitomorfos, de cujas bocas sai um ramo sustentando uma compoteira, que serve de pega; a alça é sustentada por duas figuras de homem com capacete e busto fitomorfo, com vazados ao centro. Interiormente possuí outros três pesos (de 8, 4 e 2 marcos), também de formato em tronco cônico, com frisos lisos.
Características estilísticas
Peça originária de Goa, antiga colônia portuguesa na Índia, datável do século XVIII, com decoração evocando temas da mitologia indoeuropéia, como cavalos e cães de corpos terminados em cauda de peixe e figuras humanas fitomorfas.
Características iconográficas/ornamentais
Frisos em zigue-zague e de escamas; cavalos com escamas e cauda de peixes; cães ou dragões com cauda de peixe; figuras de homens com corpo fitomorfo; peixes com motivos fitomorfos; compoteira, cabeças de animal (leões).
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 22-03-1975; 4 Fichas de Conservação e Restauração 05-10-1990; 4 Fichas Topográfica 1991-1996; 2 Fotos P&B nos 320, 321 e 323.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/