Número de registro
326
Denominação
Mapa
Título
Mapa de Terrabuzi
Classificação
Local de produção
Data de produção
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Acervo MDO
Data da fotografia
2022
Esfera de proteção legal
Federal
Marcas/Inscrições
“Viagem de João Severiano Terrabuzi do Rio de Janeiro até a Villa do Bom Sucesso em Minas Novas em 1814” “C. L. Miranda”
Dimensões
Altura (cm): 57,0 Largura (cm): 46,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 4,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Mapa cartográfico descrevendo o itinerário feito pelo viajante, partindo de Porto Estrela, na capitânia do Rio de Janeiro, indo pelo chamado “Caminho Novo” até a entrada do Paraibuna, que marca as divisas das capitânias do Rio e de Minas Gerais; no território dessa última aparecem assinaladas algumas das principais vilas, como Barbacena, Ouro Branco, Vila Rica, Mariana, Santa Bárbara, Caeté, Sabará, Vila do Príncipe e Tejuco, que fizeram parte do itinerário até a vila de Bom Sucesso das Minas Novas; também aparecem assinalados os principais rios da capitânia. A legenda está à direita, envolvida por uma coroa de ramos de louro; e, mais abaixo, o índice, com os símbolos utilizados para indicar a corte, as cidades, as cabeças de comarcas, as vilas, os arraiais, as fazendas, as estradas e os serviços diamantinos; na parte superior, uma flor-de-lis indica a posição norte-sul; possui ainda quadriculado e numeração graduada indicando as latitudes e longitudes; com inscrições destacadas indicando as Capitânias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Moldura em madeira, de borda interna chanfrada; envidraçado. Assinado no canto inferior esquerdo: “C. L. Miranda”
Características estilísticas
Mapa com representação cartográfica de Minas Gerais no século XIX (1814), indicando itinerário feito pelo viajante João Severiano Terrabuzi entre o Rio de Janeiro e a Vila de Bom Sucesso das Minas Novas (atual cidade de Minas Novas), assinado por C. L. Miranda, que deve se tratar certamente do pintor Caetano Luis de Miranda*.
Características iconográficas/ornamentais
Mapa descrevendo o itinerário da viagem realizada entre as capitânias do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com partida do Porto Estrela, no Rio, e chegada à vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso das Minas Novas (atual Minas Novas).
Dados históricos
* Caetano Luiz de Miranda – pintor atuante em Diamantina em fins do século XVIII e início do XIX. Executou obras em igrejas da região, algumas delas documentadas, como as “sibilas” que pintou para os altares colaterais da igreja de Nossa Senhora das Mercês de Diamantina (1). De sua autoria é o desenho intitulado “Vista do Serviço Diamantino”, de 1803, igualmente pertencente ao Museu, que vem assinado “Miranda fez”. Faleceu em 1837. (2)
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 24-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração de 15-10-1990; Ficha Topográfica 1991. (1) MARTINS, Judith. Dicionário de Artistas e artífices dos séculos XVIII e XIX em Minas Gerais. Publicações do IPHAN, nº 27, Rio de Janeiro, MEC, 1974, 2º volume. (2) SANTOS, Antônio Fernando Batista. Artistas pintores do distrito diamantino: revendo atribuições. In: Colóquio Luso Brasileiro de História da Arte, 4, 2000, Belo Horizonte: Atas... p. 411-428.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/