Número de registro
72
Denominação
Mesa de aba e cancela
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
brasil | minas gerais | mobiliário | século xix | século xviii
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 82,0 Largura (cm): 110,0/47,0 (fechada) Comprimento (cm): 125,0 Profundidade (cm): Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Mesa com tampo elíptico, em três pranchas, sendo a do meio fixa e as outras duas dobráveis; borda em entalhe de torçal; caixa lisa e reta, de formato retangular, com gaveta de puxador torneado em sua lateral mais estreita; quatro pernas torneadas em bolachas e nó goticulado ao centro; elementos quadrangulares na parte inferior, onde se prendem as travessas da amarração, também torneadas; possui ainda duas pernas extras, dobráveis, que servem de sustento às partes dobráveis do tampo, com travessas verticais e horizontais, também em torneados.
Características estilísticas
Curiosa mesa de dobrar, de estrutura torneada, com tampo elíptico, datável do século XVIII ou XIX, de origem mineira, proveniente da Fazenda do Jagoara.
Características iconográficas/ornamentais
Torcidos, torneados, bolachas e frisos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto. A mesa de aba e cancelo, utilizada para refeições, foi introduzida pelos flamengos, na Inglaterra, na segunda metade do século XVII, e daí passou a Portugal. Leva este nome por apresentar tampo com abas dobráveis e um mecanismo que faz com que as pernas de sustentação das abas se movam na forma de uma cancela. De várias dimensões, com tampos retangulares, redondos ou ovais, essas mesas aparecem no Brasil no século XVIII. (1) e (2).
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 21-01-1975; Ficha de Conservação e Restauração 04-04-1990; Ficha Topográfica 1991-1997; Foto P&B nº 251 (1) BAYEUX, Glória. O Móvel da Casa Brasileira. São Paulo, Museu da Casa Brasileira, 1997. (2) MOUTINHO, Stella Rodrigo Octavio et alli. Dicionário de Artes Decorativas e Decoração de Interiores. Ed. Nova Fronteira, 1999.
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/