Número de registro
396
Denominação
Pintura Religiosa
Título
São Miguel
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 185,0 Largura (cm): 125,0 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 7,0 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Pintura representando o arcanjo São Miguel, em posição frontal, de pé, com a cabeça voltada à esquerda, de olhos abaixados; cabelos longos, marrons; tem o braço direito flexionado ao alto, mão segurando um bastão fino, terminado em cruz ao alto, e, inferiormente, em lança, cuja ponta está dentro da boca do demônio; braço esquerdo estendido lateralmente, com a mão portando uma balança em cujos pratos duas alminhas aparecem ardendo nas chamas; tem a perna esquerda reta, com o pé em meio perfil; perna direita dobrada, com o pé pisoteando um demônio, com asas de morcego e rabo, pés e chifre de um animal fantástico. S. Miguel veste uma couraça azul escuro, com barra em recortes de lambrequins e franjas marrons; golas em “V” e ombros em pregas marrons com detalhes brancos; saiote esverdeado; capa vermelha, caída por trás; espada na bainha, presa por uma faixa vermelha; calçado em botas de cano alto, azuis, com dobras vermelhas junto aos joelhos e abertura que deixa á vista os dedos dos pés; sobre a cabeça um capacete azul, de dobra em bico à frente, com plumagem vermelha e azul. Em cada canto inferior aparece parte de uma alminha entre chamas. São Miguel apresenta asas grandes, abertas, em tom azul com detalhes brancos. Envolvimento em nuvens marrons, deixando um clarão ocre ao meio, centrando a figura. Moldura em frisos vermelhos, dourado e azul.
Características estilísticas
Pintura de gosto barroco, datável da primeira metade do século XVIII, de boa qualidade técnica, com tratamento proporcional das figuras, de contorno bem delineado, em traços firmes, com sombreado uniforme e suave definindo a musculação dos braços, pernas e dobras do panejamento. Provavelmente trata-se de obra originária de Portugal ou feita na colônia por artista português.
Características iconográficas/ornamentais
SÃO MIGUEL ARCANJO – São Miguel tem seu culto muito difundido em Minas Gerais. Sua devoção, no período colonial, vinculou-se às irmandades para o resgate das Almas do Purgatório, daí o nome São Miguel e Almas, tão comum em Minas Gerais. A sua representação insere-se dentro de uma tradição hagiográfica que resulta na formula de mesclar duas cenas em uma só: a pesagem das almas e a peleja contra o demônio; na primeira, a pesagem das almas, S. Miguel traz uma balança, em cujos pratos pode se vê, às vezes, pequenas alminhas esculpidas; na outra cena, alusiva a uma passagem do Apocalipse (12: 7-8), é o São Miguel guerreiro, empunhando uma espada ou lança investida contra o demônio que aparece sob seus pés. (2), (3) e (4)
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-03-1975; Ficha para Conservação e Restauração de 19-10-1990; Ficha Topográfica de 14-05-1991, agosto de 1994 e 1996, junho de 1997. (1)RAMIREZ, Ana Cecília Eduarte e COSTA, Zozilena de Fátima F. São Miguel Arcanjo: uma apreciação estética e técnica de restauração. Cecor, Belo Horizonte, 1986. Trabalho apresentado ao Cecor como requisito parcial para a obtenção do certificado de Pós-Graduação Latu Senso. (2) MEGALE, Nilza Botelho. Santos do Povo Brasileiro. Petropólis/RJ, Vozes, 2002 (3) PASTOREAU, Michel. La Biblia y los Santos. Madrid, Alianza Editorial, 1996. (4) ROIG, Juan Ferrando. Iconografía de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/