Número de registro
409
Denominação
Escultura Religiosa
Título
Santo André
Classificação
Local de produção
Data de produção
Autor
Material/Técnica
Palavras-chave
Fotógrafo
Daniel Mansur
Data da fotografia
2007
Esfera de proteção legal
Federal
Tipo de tombamento
Tombamento em conjunto
Dimensões
Altura (cm): 60,0 Largura (cm): 33,5 Comprimento (cm): Profundidade (cm): 15,5 Diâmetro (cm): Peso (g): Circunferência (cm):
Resumo descritivo
Figura masculina, meia-idade, de pé, em posição frontal, cabeça inclinada à esquerda; calvo no alto do crânio, com cabelos caídos por trás em mechas sinuosas e estriadas; e um topete na frente, em mechas onduladas; barba longa, em mechas onduladas, com furo abaixo do queixo; bigode saindo das narinas; braço direito flexionado para o lado, mão segurando um travessão da cruz que tem por trás; braço esquerdo flexionado lateralmente, mão segurando um livro fechado, que é pressionado junto ao corpo; livro de capa bege, com fechos; perna esquerda flexionada e a direita reta; pés posicionados à direita. Vestido de túnica longa, vermelha, cingida na cintura, com padronagem em dourado; capa ocre, envolvendo os ombros e enrolada na parte central do corpo, com resquícios de padronagem fitomorfa; calçado com sapatos marrons. Tem por trás uma cruz em “X”, com travessões imitando tronco desgalhado de árvore, em tons marrons. Base de formato quadrado, irregular, com chanfros na face esquerda; marmorizada em azul, branco e preto.
Características estilísticas
Imagem datável do século XVIII, 2ª metade, de composição erudita, panejamento farto e movimentado; rosto expressivo, de cabelos e barba em mechas onduladas e estriadas, olhos com recortes alongados, pálpebras bem demarcadas, boca de lábios pequenos, recortados, orelhas planas e mãos com dedos finos. De provável origem mineira.
Características iconográficas/ornamentais
A imagem de Santo André bem como o seu culto não são muito comuns em Minas Gerais. Bem poucas são as imagens conhecidas, em igrejas mineiras do período colonial, relativas a essa representação. Santo André, como um dos primeiros discípulos de Jesus, juntamente com seu irmão Pedro, é geralmente representado vestido com uma túnica e manto largos, indumentária comum aos apóstolos; como atributo pessoal tema cruz em “X”, conhecida como Cruz de Santo André, e que faz alusão ao seu instrumento de martírio; o livro que traz na mão é também um atributo comum aos apóstolos.
Dados históricos
Não foram localizados dados específicos sobre o objeto.
Referências bibliográficas/arquivísticas
Ficha Cadastral de 26-03-1975; Ficha de Conservação e Restauração 08-02-1990; Ficha Topográfica 1991-1997. 1 foto P&B no 241 e 6 fotos coloridas grandes. ROIG, Juan Ferrando. Iconografia de los Santos. Barcelona, Ediciones Omega, 1950
Condições de reprodução
Domínio público, ver https://museudoouro.acervos.museus.gov.br/reproducao-de-imagens-do-acervo/